Tribuna Regional
-
Arte da superação
Tribuna Regional – Santa Felicidade| dezembro de 2015 | Foto: Felipe Rosa Trabalho é o que não falta no Ateliê Criação, comandado pela arte-educadora Marcia Miranda, 44, no bairro São João. Em funcionamento há 14 anos, o espaço oferece mais do que simples aulas de arte. Ele disponibiliza ferramentas a quem muitas vezes não têm oportunidade de mostrar seu talento. O ateliê recebe pessoas com deficiência mental leve ou moderada, que participam de oficinas sobre diversas técnicas artísticas, como pintura, modelagem e mosaico, entre outras. A iniciativa surgiu da experiência de Marcia com a educação especial. Ela decidiu apostar no espaço ao perceber que seria possível conquistar resultados com os alunos…
-
Barbeiro familiar
Tribuna Regional – Santa Felicidade| dezembro de 2015 | Foto: Felipe Rosa Depois que se despede de seus clientes, o barbeiro Walter Butzke, 83 anos, tem uma espécie de ritual: ficar observando como ficou seu serviço até perder a pessoa de vista. “Quando o cliente sai eu fico olhando se o cabelo está bem cortado. Eu gosto de ver um cabelo bem cortado”, revela ele, que está prestes a completar 70 anos na atividade. A primeira vez que Walter teve contato com uma navalha foi aos 14 anos de idade. “Aprendi na cabeça do meu pai, que me pediu para fazer a barba dele. Depois ele me pediu pra cortar o…
-
Cura pelo riso
Tribuna Regional – CIC | dezembro de 2015 | Foto: Felipe Rosa A especialidade dos doutores palhaços da organização não-governamental Terapia Intensiva de Amor (TIA) é encontrar bons sentimentos. Há quase oito anos prestando atendimento em hospitais e casas lares que recebem idosos, pessoas com deficiência ou com HIV e crianças em tratamento contra o câncer, eles garantem que isso é possível. “Nossa missão é transformar todo e qualquer ambiente. A ideia de levar o doutor palhaço ao quarto do paciente não é para maquiar o problema, mas buscar aquilo que está bom”, apresenta a presidente e fundadora da ONG, Caroline Alcova, 25, que quando entra em um hospital dá vida…
-
Terra (finalmente) nossa
Tribuna Regional – Sítio Cercado | novembro de 2015 | Foto: Antônio More A notícia da tão esperada regularização da Vila Xapinhal, no Sítio Cercado, foi recebida com alegria pelas famílias que moram no local há 27 anos. Cerca de 40% dos que ainda estão na vila chegou à região na madrugada do dia 9 de outubro de 1988 e passou a morar inicialmente em barracas de lona. Com o passar dos anos – e de muita luta – a localidade tomou as formas que tem hoje e agora seus moradores estão prestes a receber a escritura de suas casas. No dia 17 de outubro, o prefeito Gustavo Fruet assinou o…
-
Luta pela liberdade
Tribuna Regional – Sítio Cercado | novembro de 2015 | Foto: Felipe Rosa Dar voz ativa a pessoas que perderam a visão. Este foi o principal incentivo para a criação da Associação dos Deficientes Visuais do Paraná (Adevipar), em 1979. Trinta e seis anos depois, o trabalho cresceu e a entidade oferece suporte a mais de 100 famílias. A ideia surgiu durante partidas de futebol com então internos do Instituto Paranaense de Cegos. O objetivo foi reunir pessoas que sabem de seus problemas e suas necessidades, para juntos chegar a uma solução. “Nada como um grupo para saber o que realmente precisamos”, comenta o diretor sócio-artístico-cultural da associação, Paulo Roberto Bueno,…
-
Garagem da arte
Tribuna Regional – CIC | novembro de 2015 | Foto: Felipe Rosa “Pra mim não existe lixo. Tudo que uma pessoa joga fora pode voltar pra ela em forma de arte. Até o lixo orgânico eu uso no meu jardim”. A frase de Armando Marques Gouveia, 38, conhecido no meio artístico como Marques, define sua produção. Pelas mãos dele, objetos que são descartados – e que para muitas pessoas não têm mais nenhuma utilidade – se transformam em obras de arte. No trabalho de Marques nada é rejeitado. Qualquer peça, composta por diversos materiais com diferentes formatos, tamanhos e texturas, é fundamental para a criação de objetos decorativos ou funcionais. É…
-
Adrenalina pura
Tribuna Regional – Cajuru | novembro de 2015 | Foto: Antônio More Deslizar o carro nas curvas escapando a traseira, girar o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre em uma direção oposta à curva ao mesmo tempo em que o piloto controla o nível de derrapagem e faz o carro literalmente andar de lado. Esta é a descrição do drift, modalidade esportiva que faz bastante sucesso no Japão, mas também tem adeptos em Curitiba, uma das primeiras cidades do país a adaptar o esporte. Na capital paranaense, o drift é praticado pela equipe Xtreme Team, composta por quatro amigos, e que tem sua sede no Uberaba. O grupo curitibano…
-
Minha bike, minha vida
Tribuna Regional – Cajuru | outubro de 2015 | Foto: Gerson Klaina Nem mesmo a oferta de ‘um barão‘ convenceu o mecânico de bicicletas Ocirio Ferreira, 58 anos, a vender sua maior relíquia: uma bicicleta montada por ele mesmo há 18 anos, com peças e acessórios que encontrou no ferro-velho, e decorada com dezenas de bonecos. O veículo fica em frente à oficina de seu criador, e é o que mais chama a atenção de quem passa pela Rua Leonardo Novicki, no Cajuru. ‘Me apeguei a ela‘, conta Ocirio, que usou como base uma motoneta, além de detalhes como um banco do carona e uma placa da consagrada marca Harley-Davidson. ‘Os…
-
Teatro invade a feira
Tribuna Regional – Santa Felicidade | outubro de 2015 | Foto: Felipe Rosa Entre as barracas que vendem pastel, verduras, queijos e outros produtos, o cenário montado pela companhia Arte da Comédia trouxe uma nova dinâmica para as feiras da regional Santa Felicidade. Durante as últimas semanas, o grupo especializado em teatro de rua apresentou a peça As Espertezas de Arlequim à comunidade. Não é por acaso que a peça é baseada na comédia dell’arte, teatro popular da Itália, que surgiu no século XV. Além da referência italiana – que também é a grande característica da região -, o estilo prioriza a proximidade com o público, já que em suas origens…
-
Quintal saudável
Tribuna Regional – CIC | outubro de 2015 | Foto: Átila Alberti Uma plantação de hortaliças foi a solução encontrada pelo jardineiro José Flávio Jagenka, 59 anos, para combater o descarte irregular do lixo. O espaço escolhido fica em frente ao número 600 da Rua Luiz Cardoso, às margens do Rio Barigui, onde era despejado todo tipo de material. A situação mudou há 15 anos, quando Flávio começou a plantar os primeiros pés de alface e de cebolinha, para consumo da família. Hoje, a produção aumentou, junto com a procura da vizinhança pelas hortaliças orgânicas. “Prefiro a horta do que o lixo. Se colocassem um carrinho de entulho aqui, no outro…