Vida e Cidadania
-
Pirâmide de alimentos dá lugar a prato
Modelo do “my plate” orienta que refeição seja composta por um prato com metade de vegetais, ¼ de grãos, ¼ de proteínas e ainda uma porção de laticínios Gazeta do Povo | 03 de julho de 2011 | Infografia Gazeta do Povo A classificação dos alimentos para a manutenção de uma dieta saudável ganhou um novo formato. A pirâmide, que hierarquiza o consumo dos alimentos de acordo com sua composição, deu lugar a um prato. A nova configuração foi apresentada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) no início do mês. Conhecido como “my plate”, o novo modelo não é novidade no Brasil e já é recomendado pelos profissionais…
-
Estudo vincula uso de drogas a homicídios
Pesquisa mostra que consumo de entorpecentes vem aumentando e vincula assassinatos ao tráfico. Para pesquisador, legalização poderia amenizar o problema Gazeta do Povo | 25 de junho de 2011 | Ilustração: Felipe Lima O consumo de drogas ilícitas no Brasil cresceu 172% entre os anos 2000 e 2007. A conclusão é do economista e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Daniel Cerqueira, que acompanhou a evolução da violência no país com o objetivo de identificar os fatores que causaram crimes violentos desde os anos 80. Segundo o pesquisador, esse aumento no consumo afetou diretamente os índices de violência no país e fez com que o mercado de drogas…
-
Morte por doenças do coração cai na capital
Média anual de óbitos por enfarte diminuiu 3,9% e por doenças cerebrovasculares, 0,8%. Motivos da redução serão conhecidos em 2012 Gazeta do Povo | 27 de maio de 2011 | Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo O índice de pessoas que morrem por causa de duas das principais doenças cardiovasculares caiu em Curitiba, em 10 anos. Entre 1998 e 2008, a média anual de mortes por enfarte agudo do miocárdio caiu 3,9% (2,3 mil mortes a menos), enquanto o total de óbitos decorrentes de doenças cerebrovasculares – como os AVCs, acidentes vasculares cerebrais – reduziu 0,8% (número não quantificado pelo fato de a doença não apresentar característica única). Os números fazem…
-
Mobilidade se traduz em atividades econômicas e no valor imobiliário
Entrevista com Roberto Ghidini, engenheiro civil e observador urbano Gazeta do Povo | 03 de março de 2011 | Foto: Antonio Costa/ Gazeta do Povo A evolução do transporte público de uma cidade não provoca mudanças apenas em aspectos de mobilidade. O impacto vai além do deslocamento de pessoas em ruas, trilhos, ciclovias e calçadas. A presença de um modal influencia toda a dinâmica territorial da região em que ele está instalado. É isso que o engenheiro civil Roberto Ghidini aborda em sua tese de doutorado “A dinâmica territorial em torno ao transporte público e suas inter-relações – Estudos sobre o metrô de Madri e a RIT em Curitiba”, a ser…
-
“O homem não é mais violento do que a mulher”
Rejane Aparecida Alves, fisioterapeuta e sanitarista Gazeta do Povo | 21 de maio de 2011 | Foto: Divulgação Apesar dos índices que envolvem os homens em casos de violência – tanto na condição de vítimas como de agressores –, a afirmação de que eles são mais violentos que as mulheres não é correta, principalmente quando se leva em consideração o contexto em que os casos acontecem. Foi a essa conclusão que chegou a fisioterapeuta e sanitarista Rejane Aparecida Alves durante a produção da tese de mestrado As múltiplas e complexas faces da saúde do homem – um estudo da violência em Ribeirão das Neves (MG), pela Universidade Federal de Minas Gerais.…
-
Dois anos de abandono na gruta do monge
Recursos para revitalização da atração turística da Lapa foram liberados em outubro, mas governo do estado ainda não tem previsão para iniciar as obras Gazeta do Povo | 11 de março de 2011 | Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo Mais de dois anos depois de ser fechado para obras de revitalização, o Parque Estadual do Monge, na Lapa, continua abandonado pelo governo do estado e com seu acesso restrito. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente responsável pelo projeto, não sabe quando as obras terão início nem quanto tempo será necessário, apesar de os recursos para o empreendimento terem sido liberados em outubro do…
-
40% dos Consegs estão inativos
Pouco envolvimento da comunidade e falta de apoio do poder público comprometem trabalho de conselhos de segurança Gazeta do Povo | 10 de março de 2011 | Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo Aline Peres e Carolina Gabardo Belo Pelo menos 30 conselhos comunitários de segurança (Consegs) existentes em bairros de Curitiba e municípios da região metropolitana estão inativos. O número representa 40% do total de 75 grupos que deveriam ser um elo da comunidade com o poder público, representando os interesses e as preocupações de cada localidade. Com isso, fica comprometida parte de uma estrutura criada para identificar problemas pontuais ligados à segurança pública e a outras áreas como educação, saúde,…
-
Frota velha e reduzida afeta trabalho da PM
Número de viaturas já é pequeno e parte ainda está sempre na oficina. Em cidades onde há veículos, faltam policiais para dirigi-los Gazeta do Povo | 08 de março de 2011 | Foto: Antonio More/Gazeta do Povo Pelo menos 1,5 milhão de moradores da região metropolitana de Curitiba (RMC) sofrem com a falta de manutenção nas viaturas da Polícia Militar. Levantamento realizado pela Gazeta do Povo constatou que em duas das maiores cidades da RMC, Colombo e Almirante Tamandaré, a frota de apenas 14 viaturas chega a cair pela metade devido aos problemas mecânicos. Nos outros municípios, a reclamação se refere ao número reduzido da frota para a segurança pública. O…
-
Abandono é falta de Atitude
A família, a sociedade e o Estado podem – e devem – tomar decisões que mudam a condição de idosos fragilizados e determinar o limite do risco social e do bem-estar Gazeta do Povo | 24 de fevereiro de 2011 | Foto: Priscila Forrone/ Gazeta do Povo Anna Paula Franco e Carolina Gabardo Belo A interferência de vizinhos na rotina de um senhor de 87 anos pode ter sido a diferença entre a vida e a morte do homem. Morador do Jardim Botânico, em Curitiba, o idoso, que vive sozinho na casa de madeira mal cuidada, encravada entre boas residências do bairro, era sempre observado pela vizinhança por causa do hábito…
-
Anvisa propõe a proibição de inibidores de apetite
Audiência pública discute hoje o cancelamento do registro da sibutramina e dos anorexígenos anfetamínicos, que deixariam de ser produzidos e vendidos no Brasil Gazeta do Povo | 23 de fevereiro de 2011 | Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza hoje uma audiência pública para discutir o cancelamento do registro de medicamentos inibidores de apetite, como a sibutramina e os anorexígenos anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol). O órgão propõe que esses produtos deixem de ser comercializados e fabricados no país. Enquanto a Anvisa diz que os riscos do uso desses medicamentos são maiores que os benefícios, os profissionais defendem que o paciente tenha liberdade de escolha.…