Lamentável
Tribuna | 17 de junho de 2013 | Foto: Brunno Covello/SMCS
Hora do almoço, biarticulado relativamente lotado e entram no ônibus duas estudantes, creio que com uns 15 anos. Vestidas com uniforme de colégio particular e mochilas nas costas, as duas pararam do meu lado e começaram a conversar. Não demorou muito para perceberem que as mochilas estavam atrapalhando, mas isso não as abalou nem um pouco:
– Eu é que não vou tirar a mochila das costas. Tem esses adesivos falando pra tirar, mas que se dane.
Logo em seguida uma passageira que estava sentada levantou e o lugar foi rapidamente ocupado por outra pessoa. Nisso vem mais “pérolas” das adolescentes que se mostraram sem um pingo de educação. “Que droga, pensei que fosse uma velha e deixei sentar, marquei”, disse uma delas. A outra já emendou comentário ainda pior: “Ontem tinha uma grávida em pé e eu tava sentada. Fingi que não vi e nem levantei pra ela…” Lamentável!
Posição correta
Na coluna da semana passada contei a história da menina que fez com que todas as janelas do ônibus fossem abertas por causa do mau cheiro. No mesmo dia recebi e-mail do leitor e professor de técnicas industriais Stan Camargo, que deu algumas orientações importantes sobre a melhor maneira de fazer com que o ar circule corretamente dentro dos veículos.
Ele diz que a instrução de abrir as janelas do ônibus é falha, já que não orienta o quanto se deve abrir das janelas. O professor explica que o ideal é abrir apenas dois ou três centímetros do vidro. “Com o ônibus em movimento, o ar interno do ônibus é sugado, carregando para fora os germes e resíduos da respiração. Quando o ônibus para num ponto, o ar é renovado pelo equilíbrio das pressões de dentro e de fora do veículo”, explica. Ele recomenda ainda abrir sempre o vidro dianteiro da janela e optar por abrir os tetos solares dos ônibus em direção ao fundo do veículo.
http://parana-online.com.br/colunistas/356/97357/?postagem=LAMENTAVEL