Aposta certa na maquiagem
Tribuna | 19 de setembro de 2013 | Foto: Marco Lima
É comum a mulher ter dificuldade para escolher os produtos certos na hora de montar seu kit de maquiagem. Com tantas opções de cosméticos e utensílios, fica difícil saber qual pode atender suas necessidades de forma completa, ainda mais quando se tem poucos recursos para investir na própria beleza.
Mas isso não precisa ser sinônimo de problemas. A professora do curso de maquiagem do Senac, Patrícia Vilha Brazoloto, garante que a mulher consegue montar vários kits de maquiagem, de acordo com sua intenção, e ainda sem precisar gastar muito. Tudo isso graças às várias marcas que estão no mercado e que, se escolhidas de maneira correta, não irão trazer prejuízos ou transtornos. Nas lojas de cosméticos é possível montar um kit básico gastando no máximo R$ 100,00.
“Os únicos produtos que não indicamos são aqueles sem marca, vindos do Paraguai, e que sabemos que são contrabandeados. Os produtos nacionais, vendidos em lojas de cosméticos, são tranquilos”, orienta. A professora destaca que é preciso verificar se o cosmético possui o selo da Anvisa na embalagem, até mesmo os importados.
Maquiando
Na hora da maquiagem, algumas orientações são fundamentais para garantir a saúde da pele e também fazer com que a produção dure por mais tempo. A primeira dica de Patrícia é a preparação da pele. “A maquiagem começa com a limpeza. É preciso tirar a maquiagem, passar o tônico e o hidratante. Esta fase é importante independente se a mulher vai se maquiar ou não. Tem que ser feita diariamente, de manhã e de noite”, destaca.
O demaquilante tem a função de amolecer a maquiagem, que só é retirada com o uso de loção de limpeza ou sabonetes neutros glicerinados, como os da linha para bebês. “É comum achar que o demaquilante limpa, mas se ele continua na pele sem ser retirado com a loção ou o sabonete e a nova maquiagem é aplicada por cima, ela vai dissolver também”. Depois desta fase, a indicação é hidratar e em seguida proteger o rosto com protetor solar (específico para maquiagem e não o de praia), que é encontrado junto com bases.
A escolha da base também exige atenção. Um erro comum é escolher a cor fazendo o teste nas costas da mão, o que deve ser feito na parte de baixo da bochecha, onde a exposição ao sol é menor e a cor da pele está correta. “As mulheres têm muita dificuldade em escolher a cor certa da base. Ela tem que ser da cor da pele ou um pouquinho mais clara, de jeito nenhum mais escura”, alerta a professora. O mercado oferece opções mais práticas, que reúnem várias funções em um mesmo produto. É o caso do “BB Cream”, que contém protetor solar, hidratante, base, além do efeito corretivo e do acabamento seco, como o pó.
Os lápis para contorno de boca e o blush também não podem faltar. “Toda mulher tem que ter um batom vermelho e por isso tem que usar o lápis”, diz. Já o blush tira a palidez do rosto depois que a base e o corretivo são aplicados.