Tradição e natureza

Tibuna Regional – São José dos Pinhais | agosto de 2015 | Foto: Átila Alberti

“O Caminho do Vinho é um roteiro de turismo rural que prioriza a cultura italiana e a gastronomia local. Unimos gastronomia, cultura e meio ambiente. Todos que trabalham aqui vieram da agricultura e cada um dá um diferencial a seu empreendimento”. É assim que Bernadete Scrobote, presidente da Associação do Caminho do Vinho (Acavim), apresenta uma das principais atrações de São José dos Pinhais.

O maior objetivo é manter a tradição da cultura italiana e agrícola na região. E tanta preocupação se deve ao fato de a Colônia Mergulhão ser a moradia dos imigrantes italianos desde 1880, quando chegaram da Europa as primeiras famílias. A consolidação da área como atração turística aconteceu em 1999, fruto de uma parceria entre o município e a comunidade.

Desde então, turistas de toda a Região Metropolitana de Curitiba e de diferentes partes do país podem experimentar, no Caminho do Vinho, a forma tradicional como vivem os moradores desde que chegaram os primeiros colonos. Os produtos coloniais são servidos nas cantinas, restaurantes ou cafés coloniais, bem como o vinho produzido ali.

Mantendo as raízes
A cultura italiana também permanece viva no Caminho do Vinho por meio da atuação do Grupo Folclórico Italiano Cuore D’Italia e o Coral Belvedere. ‘Estamos abertos a qualquer um que goste e se interesse pela cultura italiana‘, convida Bernadete. As duas atividades acontecem às segundas-feiras e reúnem pessoas de dentro e fora da comunidade.

Além disso, outras seis casas históricas foram consagradas como espaços culturais da região, pois mantêm a tradição italiana. As residências, porém, não estão abertas à visitação. Os turistas podem apreciar apenas a parte externa das casas. Informações: 3635-1384, com Marina Pissaia.

http://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/sao-jose-dos-pinhais/tradicao-e-natureza/