Churrasco garantido

Equipamentos móveis são opção para quem não tem espaço em casa ou não quer enfrentar a montagem de uma churrasqueira convencional

Gazeta do Povo | 25 de abril de 2010 | Foto: Priscila Forone/ Gazeta do Povo

Falta de espaço não é mais problema para quem quer garantir o churrasco do final de semana. Se sua casa não comporta uma churrasqueira tradicional, como aquelas que são construídas no quintal, uma boa opção são as churrasqueiras móveis, que são facilmente montadas e podem ser acomodadas em um cantinho depois do almoço.

Diversos modelos com preços para todos os orçamentos são encontrados nas lojas de artigos para casa. Basta escolher aquele que mais se adapta ao seu espaço e às suas necessidades. A vantagem das churrasqueiras móveis é que elas podem ser utilizadas em vários ambientes, como a sacada, a cozinha e até mesmo na casa de amigos ou parques. Os modelos de churrasqueira são variados.

No mercado, o consumidor encontra produtos simples, compostos apenas por bacia (para o carvão) e grelha, como também churrasqueiras mais completas, desmontáveis, com sistema de ventilação, acomodação do combustível e rodas que facilitam o transporte.

Ocupar menos espaço na casa e investir menos em construção e manutenção não são os únicos benefícios das churrasqueiras móveis. Para a arquiteta Maria Paula Motta, o uso destes produtos possibilita também o entrosamento em vários ambientes da casa. “A maior vantagem é a versatilidade, você não fica preso em apenas um lugar onde a churrasqueira está construída. É possível utilizá-la na parte externa da casa, integrando o espaço do jardim ou piscina com uma área de alimentação, como se fosse uma cozinha gourmet ao ar livre”, afirma.

No uso das churrasqueiras dentro de casa, a recomendação é que haja cuidado com a ventilação dos ambientes, para evitar a concentração de fumaça. “Uma opção para o uso da churrasqueira na cozinha é a instalação de um sistema de exaustão. Pode-se usar uma coifa dentro da residência e em dias de tempo bom mover a churrasqueira para o exterior da casa ”, recomenda Maria Paula. Além dos tipos que usam carvão estão disponíveis modelos a gás e elétricos com pedras vulcânicas que não produzem tanta fumaça. “Olhando pelo lado ecológico, algumas churrasqueiras portáteis também são atrativas por não produzirem tanta fumaça e não utilizarem lenha ou carvão vegetal”, analisa a arquiteta.

O empresário Felipe Melo optou pela compra de uma churrasqueira móvel para sua casa por conta da praticidade e dos custos de compra e manutenção em relação a uma churrasqueira fixa. Ele afirma que entre as principais vantagens está a possibilidade de ocupar vários espaços. “Posso utilizar a churrasqueira em ambientes diferentes, não preciso ficar sempre no mesmo lugar”, conta.

Entre os modelos de churrasqueira, ele indica a estilo latão. Ele escolheu este produto depois de comprar uma churrasqueira que, mesmo mais cara, não tinha bom desempenho para assar a carne. “A outra churrasqueira tinha material muito fraco e enferrujava muito rápido. A de latão é mais resistente e esquenta mais”. Ele aproveita a churrasqueira para assar carne em quase todos os finais de semana e também fazer amizades, como a que fez com seus novos vizinhos.

O gestor público Neuton Silva Santos tem três opções de churrasqueiras em casa: uma fixa, um modelo móvel, no estilo latão, e uma elétrica. A diferença, de acordo com ele, está na maneira de preparar a carne. “Na churrasqueira fixa consigo regular a altura da grelha, o que não consigo com as outras”, afirma. A churrasqueira de latão, no entanto, é mais rápida para preparar os alimentos por conta da tampa que mantém o calor concentrado e consome menos combustível.

E o modelo elétrico é mais utilizado quando Neuton viaja ou vai a casa de amigos. Com ela, os alimentos ficam grelhados e não produzem fumaça, pois a gordura da carne cai na água e não tem contato com o material quente. A preparação da carne é um pouco mais demorada e o consumo de energia elétrica é relativamente alto. “O sabor da carne fica bom, mas não é igual ao das outras churrasqueiras. É como se tivesse feito a carne no forno”, compara.

Manuseio
Durante e depois do uso das churrasqueiras, alguns cuidados são importantes:

– Não deixe os produtos expostos à umidade.
– Monte sua churrasqueira em superfícies planas e regulares.
– Na hora de apagar o fogo, não jogue água dentro da churrasqueira ainda quente, isto pode provocar muita fumaça e prejudica o material.
– Evite deixar a limpeza da churrasqueira para os dias seguintes. Quanto mais cedo realizar a limpeza, mais fácil a gordura será removida.
– Para sua segurança, evite o uso de álcool ou qualquer outro combustível liquido, pois podem causar queimaduras. Prefira os combustíveis em gel ou sólidos.
– Mantenha as crianças afastadas das churrasqueiras e do fogo.
Fontes: arquiteta Maria Paula Motta e fabricantes.

Serviço: Balaroti – Avenida Visconde de Guarapuava, 2.131. Fone: (41) 3024-111. Cassol – Avenida 7 de Setembro, 2.331. Fone: (41) 3014-1700.Spicy – Shopping Crystal Plaza: Rua Comendador Araújo, 731, piso L2. Fone: (41) 3233-2248.

http://www.gazetadopovo.com.br/imobiliario/conteudo.phtml?tl=1&id=995460&tit=Churrasco-garantido