Lembranças
Tribuna | 12 de março de 2012 | Foto: Anderson Tozato
Pontualmente às 14h46 de ontem, o som do taikô, instrumento típico japonês, iniciou as homenagens às vítimas da tragédia ocorrida no Japão há exatamente um ano. A celebração foi realizada em 26 cidades brasileiras, inclusive na Praça do Japão, em Curitiba, exatamente no mesmo horário em que o terremoto seguido de tsunami atingiu o país asiático.
O evento foi organizado pelas comunidades japonesa e budista da capital, como forma de solidariedade ao povo japonês. “A tragédia ainda está muito presente na vida do povo japonês, que ainda sofre com suas consequências. Muitos perderam seus familiares ou perderam tudo o que tinham. Por isso estamos aqui hoje para transmitir boas energias”, afirmou o vice-presidente cultural da Nikkei Curitiba, Hermes Murakami. As vítimas das fortes chuvas que atingiram o litoral paranaense no mesmo dia 11 de março de 2011 também foram lembradas.
Depois da apresentação do grupo Wakaba Taikô, foi realizado um culto budista em homenagem às vítimas. “Um ano passou rapidamente e os japoneses ainda pensam em reconstruir a região que foi atingida pelo terremoto e o tsunami. Um evento como esse acontece uma vez a cada mil anos, mas agora ninguém sabe se pode acontecer novamente”, disse o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Noboru Yamaguchi.
Passagens marcadas
O grupo Wakaba Taikô, que se apresentou ontem nas homenagens às vítimas da tragédia no Japão, segue para o país asiático no próximo dia 20 para participar do campeonato nacional de taikô. A equipe foi campeã brasileira na modalidade e agora irá competir com grupos do Japão e de Taiwan.