Ferro velho tem tudo

Tribuna | 15 de outubro de 2012 | Foto: Anderson Tozato

Caso alguém esteja interessado em comprar um biarticulado pode levar o veículo para casa depois de desembolsar cerca de R$ 20 mil. Mas é preciso correr, pois o proprietário da Casa Éco, Hércules Gregório Gaia, só quer vender um dos dois ônibus que tem no seu ferro velho. O outro ele pretende transformar no escritório da empresa.

O biarticulado não é o único objeto de destaque que seo Éco, como Gaia é conhecido, guarda. Ele se orgulha de ter praticamente tudo o que se pode imaginar no local. São cerca de duas mil motos, motores, – todos “com nota fiscal baixados do Detran” -, mais de 500 carros, caminhonetes, barcos, ônibus Mercedes 321, que de acordo com ele ninguém tem, e um avião.

Estoque
A aeronave não está à venda e o usa na fachada do estabelecimento, para chamar a atenção dos clientes. “Os aviões que passam por cima daqui morrem de inveja de mim”, brinca. O empresário não conta quanto pagou no avião, só diz que havia encontrado o objeto num leilão, mas desistiu de apresentar lance. Dias depois reencontrou a aeronave num anúncio de jornal porque o comprador não fez o pagamento e desta vez não perdeu a oportunidade.

Também faz parte do estoque do ferro velho chapas, canos, peças de sucata de indústria, micro-ondas, geladeiras, computadores e muitos outros produtos, que pelas contas do proprietário passam de três toneladas espalhadas em área de 22 mil metros, limpa e organizada. “Ferro velho assim você não encontra em lugar nenhum”, garante.

Divertimento
Seo Éco passou a comandar o ferro velho há 55 anos, quando herdou o negócio de seu avô ainda adolescente. Desde então coleciona clientes que há décadas o acompanham, como o aposentado Luiz Ernesto. Quando era mais novo, o aposentado só recebia os produtos de Gaia se estivesse acompanhado por sua mãe para dar crédito. “Compro de tudo aqui”, diz Ernesto. Até hoje, seo Éco ainda faz questão de atender pessoalmente os clientes, pois o trabalho passou de obrigação para ser divertimento “Tudo o que eu tinha que fazer eu fiz. Agora essa é a minha alegria, dou risada o dia todo aqui”, diz.

http://pron.com.br/editoria/cidades/news/629886/?noticia=FERRO+VELHO+TEM+TUDO+ATE+BIARTICULADO